Construindo um aplicativo com a Cheesecake Labs: Fase #4 Otimização do Produto

Product Optimization for Building an App

Se você está lendo esta série de artigos desde o início, já deve ter passado por todas as fases de desenvolvimento de produtos da Cheesecake Lab. A Fase 1 ajudou você a definir seu produto e seus objetivos, a Fase 2 deu um design ao seu aplicativo e a Fase 3 ajudou a dar vida e lançar o seu produto aos usuários.

Agora seu aplicativo já está disponível para o mundo. Mas as mais emocionantes – e importantes – semanas, meses e anos ainda estão por vir.

Se você não continuar mantendo e atualizando seu aplicativo após o lançamento, ficará para trás. Sempre há atualizações de software, novos regulamentos e feedbacks de usuários a serem resolvidos. Na verdade, você provavelmente continuará percorrendo as Fases 1 a 3 novamente de forma contínua – reabordando as necessidades do usuário, redesenhando alguns elementos e também redesenvolvendo as funcionalidades.

Na Cheesecake Labs, sabemos disso e por isso criamos a Fase 4: Otimização do Produto.

Por que a melhoria contínua é essencial para seu aplicativo

Não existe um aplicativo que funcione perfeitamente depois de lançado. Abaixo estão alguns dos motivos pelos quais você não pode descansar depois de lançar seu aplicativo no mercado.

Bugs não descobertos

O desenvolvimento perfeito não existe – pronto, está dito! Mesmo as pessoas com décadas de experiência não vão descobrir todos os bugs em seu código. E alguns bugs podem ocorrer apenas quando o aplicativo começa a escalar e obter tração.

É por isso que você precisa monitorar seu aplicativo em busca de erros e resolver esses bugs assim que os encontrar. A fase de otimização o ajudará a encontrar esses bugs, registrando os problemas à medida que ocorrem e recebendo feedbacks dos usuários.

Necessidades do cliente

Se você fez sua lição de casa durante as Fases 1, 2 e 3, você já deve estar concentrado nas necessidades reais dos seus usuários. No entanto, esses insights podem mudar assim que as pessoas começarem a usar seu produto.

A fase de Otimização do Produto ajuda a refinar seu produto, obtendo feedback das pessoas com as quais você deseja um relacionamento contínuo. Você pode adaptar seu aplicativo para atender às necessidades emergentes e em evolução dos clientes, para oferecer-lhes a experiência que eles procuram.

Soluços na experiência do usuário

Nem todas as partes do seu produto receberão a mesma atenção dos usuários. Em alguns casos, é porque as pessoas não estão interessadas nessas funcionalidades. Em outros, é porque a experiência do usuário ainda não está à altura.

Os dados coletados dos usuários durante a Fase 4 o ajudarão a encontrar telas com altas taxas de rejeição. Depois de saber onde estão os problemas de usabilidade, você pode refinar essas telas para tornar cada parte do seu produto mais agradável.

Pressão dos concorrentes

Provavelmente, você não é o único app do seu nicho no mercado. O mercado é vasto e você precisará se diferenciar da concorrência.

Você pode fazer isso no início – respondendo a uma nova necessidade e de uma forma mais encantadora. Mas você não pode contar em permanecer em primeiro lugar quando seus concorrentes estão decididos a superá-lo.

Adicionar novas funcionalidades no produto o ajudará a se manter competitivo para que sua empresa nunca fique para trás.

Atender novos objetivos de negócios

O objetivo final do seu aplicativo é atender aos objetivos da sua empresa. Embora seu aplicativo possa fazer isso no início, as coisas podem mudar no futuro.

Seu aplicativo precisa mudar de acordo com as condições de seu negócio e mercado. O processo de otimização ajuda a garantir que seu produto continue alinhado com a visão da empresa.

A Cheesecake Labs leva a Otimização de Produto tão a sério quanto a criação de produtos

Todos podem concordar que a Otimização do Produto é essencial para o sucesso de um aplicativo. Você não quer deixar seus usuários pendurados com bugs não descobertos ou funcionalidades não otimizadas. E você também não quer ser deixado para trás pelos seus concorrentes.

Para obter os resultados desejados com seu aplicativo, você precisa se dedicar para acertar o máximo possível no dia do lançamento e também em todos os dias seguintes. Dissemos que não existe desenvolvimento perfeito, como também não existe aplicativo perfeito. Você pode identificar e resolver o máximo possível de bugs antes do lançamento, mas seu produto sempre será um trabalho em andamento.

Aqui na Cheesecake Labs, sabemos que o sucesso sustentável requer esforço contínuo, por isso não vamos deixá-lo esperando quando terminarmos seu projeto. Estamos com você no longo prazo, oferecendo duas abordagens principais para a fase de otimização:

Otimização contínua

Como um time dedicado de Otimização de Produto, ficaremos de olho em seu aplicativo e no desempenho dele com seus clientes. Vamos coletar feedback, procurar bugs, sugerir maneiras de melhorar a experiência do usuário e até mesmo planejar um roadmap para novas funcionalidades, com um plano de lançamentos contínuos.

Também ficaremos atualizados sobre as mudanças de software iminentes e responderemos rapidamente às atualizações de third-party. Você nunca sabe o que acontecerá quando as atualizações de software ou integrações de terceiros forem alteradas, mas seu time dedicado testará as atualizações assim que elas chegarem, para garantir que nada interrompa seu aplicativo.

Disponível quando você precisar

Embora a Cheesecake Labs goste de adotar uma abordagem proativa para a Otimização do Produto, entendemos que nem toda empresa deseja um time dedicado trabalhando para ela. Eles preferem fazer alterações conforme necessário, e a Cheesecake Labs pode acomodar essas solicitações com planejamento e gerenciamento de recursos adequados.

Como a otimização de produtos funciona com a Cheesecake Labs

O mesmo gerente de projetos e o time que construíram seu aplicativo também trabalharão nele durante o processo de otimização. Eles saberão todos os detalhes do seu produto e terão a experiência necessária para manter seu aplicativo funcionando sem problemas. Quer seja um trabalho diário, semanal ou mensal, faremos o que for necessário para atender a todas as necessidades que você e sua empresa possuem.

Claro, conforme o tempo passa e sua empresa cresce, convém aumentar o seu time interno de desenvolvimento. E isso não é problema para nós! Nossa equipe ajudará você a integrar seus novos desenvolvedores da melhor maneira possível.

A documentação e a qualidade do código é um princípio fundamental na Cheesecake Labs – é algo em que também contamos para integrar os novos membros do nosso time. Esse é um benefício que passamos a você assim que nossa jornada de otimização do produto chega ao fim. Você aproveita nossos padrões elevados de qualidade e processos de desenvolvimento simples de aprender, para você continuar a otimização do produto por conta própria.

Lembre-se, porém, de que o suporte da Cheesecake Labs está disponível durante todo o ciclo de vida do seu produto digital. Você tem um ótimo time de design e desenvolvimento à sua disposição. E pode ficar tranquilo sabendo que estamos aqui para te ajudar, enquanto você continua se concentrando no core business do seu negócio.

Você pode contar com a Cheesecake Labs para manter seu produto otimizado

A otimização do produto é uma das partes mais críticas do processo de desenvolvimento de aplicativos. Os produtos digitais podem ter uma vida longa e bem-sucedida – entregando o valor máximo para você e sua empresa – mas apenas se você continuar trabalhando para melhorá-los.

Se você acha que está pronto para começar com sua ideia de aplicativo, entre em contato com a Cheesecake Labs hoje mesmo. Nossos especialistas irão informá-lo sobre todos os pequenos detalhes que você precisa saber antes de começar.

Sobre o autor.