Construindo um aplicativo com a Cheesecake Labs: Fase #3 Desenvolvimento do produto

Product Development for Building an App

Com este guia, chegamos à terceira fase do processo da Cheesecake Labs de definição, design, desenvolvimento e otimização de produto. Mas de forma alguma a fase de “Desenvolvimento” é a etapa final na jornada de qualquer aplicativo.

Após a fase de desenvolvimento de produto ser concluída, você terá um aplicativo web ou mobile totalmente funcional e pronto para o mercado – algo em que podemos continuar a trabalhar juntos, obtendo feedback do usuário, explorando se o seu produto está de fato resolvendo o problema a qual ele se propõe e conquistando seu lugar entre os concorrentes.

É um marco significativo no ciclo de vida do seu aplicativo (e um motivo de grande entusiasmo!). Ele abre as portas para um novo capítulo, onde você irá iterar e melhorar seu produto ao vivo, tendo o melhor público possível para ajudar o produto a evoluir na melhor direção, seus usuários reais.

Mas não vamos nos precipitar. Primeiro, temos que tornar real todo o planejamento construído nas etapas anteriores de definição e design para colocá-la nas mãos dos usuários.

Como é o desenvolvimento de produtos na Cheesecake Labs?

Para simplificar, é quando toda a sua preparação realmente começa a ganhar vida. Grandes ideias tornam-se funcionalidades genuínas, wireframes tornam-se a experiência do usuário, layouts simulados tornam-se a interface do usuário e um aplicativo totalmente funcional.

Como você chega a esse resultado final depende do serviço de desenvolvimento que você procura, e com a Cheesecake Labs existem duas rotas distintas para escolher: ‘Desenvolvimento completo de produto’ e ‘Time Dedicado’.

Desenvolvimento Completo de Produto

Para aqueles que estiveram conosco na Fase 1: Definição do Produto e na Fase 2: Design do Produto, esta é a terceira etapa na escada para o sucesso.

Seu gerente de projetos da Cheesecake Labs terá conduzido você por todas as três fases, e você terá interagido com uma seção transversal de todos os especialistas da empresa.

Claro, seu envolvimento foi crucial e terá agregado um valor significativo ao longo do processo. Isso não muda apenas porque chegamos à parte essencial da codificação (falamos sobre colaboração mais tarde).

Time Dedicado

A opção “Time Dedicado” é muitas vezes a rota de escolha para clientes que simplesmente precisam de acesso a um time de especialistas em design e desenvolvimento totalmente treinados, altamente qualificados e globalmente confiáveis, sem a necessidade de contratar internamente. O ‘Time Dedicado’ da Cheesecake Labs opera como uma extensão do seu negócio. Faremos parceria com você em suas prioridades e podemos alavancar nossas habilidades, kits de ferramentas e processos internos para atingir seus objetivos.

Qualquer que seja o caminho de desenvolvimento que você escolher, você tem a promessa dos três pilares da Cheesecake Labs

Não importa como abordamos a fase de Desenvolvimento do Produto, nossos resultados (e sua qualidade) permanecem os mesmos, graças aos três pilares que defendemos em qualquer trabalho que fazemos.

Nossos pilares – qualidade, eficiência, transparência – agregam valor aos produtos digitais que construímos há quase uma década. Aprendemos a ser flexíveis com nosso processo sem comprometer o que e como entregamos.

Qualidade

Assim que o desenvolvimento for concluído para cada iteração, queremos que você tenha um produto de alta qualidade que seja uma verdadeira representação de sua marca e do trabalho árduo que você fez. Mas ‘qualidade’ também significa ter uma experiência encantadora e resolver todas as grandes fricções antes que os usuários assumam as rédeas.

Eficiência

Ser eficiente não significa saber codificar mais rápido (embora também sejamos rápidos nisso!).

Na Cheesecake Labs, acreditamos que a eficiência vem do foco no que é importante e da adaptação rápida às mudanças. Nosso processo é baseado na “entrega de valor” – priorizando e enviando construções de acordo com o quão valiosas elas são para o usuário final, para o seu negócio, e para o aplicativo. As funcionalidades essenciais são abordadas primeiro, mesmo que exijam mais tempo e esforço inicial. Isso é o que pensamos que significa ser eficiente, pois leva você ao mercado mais rápido, ao mesmo tempo que entrega o máximo de valor para os seus usuários.

Transparência

O processo de desenvolvimento é feito de colaboração – e inteligência coletiva em toda a equipe da Cheesecake Labs e colaboração entre nós e nossos clientes (você).

Do nosso lado, garantimos atualizações regulares e informais via Slack, para mantê-lo sempre atualizado. Bem como check-ins semanais mais estruturados para nos realinhar quanto ao roadmap.

Mas também pedimos um feedback honesto e construtivo. Sabemos que as relações comerciais são baseadas na confiança. Quando ambos os lados se sentem capazes de falar o que pensam, todos podem trabalhar com mais eficiência e oferecer maior qualidade.

Por que desenvolver seu aplicativo com a Cheesecake Labs?

Nossos talentos

Contratamos os melhores dos melhores e treinamos nossos times para utilizar a inteligência coletiva de todos os Cakers em cada construção.

Seu gerente de projetos será seu principal ponto de contato durante toda a sua experiência com a Cheesecake Labs (na primeira, segunda ou em todas as fases). E vamos garantir que o time certo de desenvolvedores seja designado para seu aplicativo, para oferecer qualidade, eficiência e transparência, é claro.

Nosso processo

Outras agências podem fornecer funcionalidades. Nós entregamos valor.

O que queremos dizer exatamente? Vamos explicar com um exemplo simples.

Quando uma funcionalidade estiver pronta para sua análise, nós a entregaremos. Sem bagunça, sem demora. Em nosso Kanban board compartilhado, organizaremos e trabalharemos por meio de tarefas e card por meio do valor que eles fornecem ao seu negócio – não marcando as tarefas mais fáceis primeiro. E cada marco alcançado resulta em um produto usável e viável para os usuários testarem e experimentarem.

Também integramos a garantia de qualidade antes mesmo de a primeira linha de código ser escrita. Na verdade, se você esteve conosco na fase de design do produto, também terá conhecido nossa equipe de controle de qualidade (QA). Acreditamos que o controle de qualidade não pode ser subestimado no design e desenvolvimento de aplicativos. Com a ajuda deles, podemos detectar problemas antecipadamente, reduzindo a necessidade de consertos caros e demorados no futuro.

O teste de estresse do seu aplicativo segue um caminho de marcos: o laboratório (onde é testado pelos desenvolvedores), a preparação (onde você, o cliente, pode validar a implementação) e, por último, a produção, onde o usuário final dá uma volta.

Garantimos que cada ambiente de teste está funcionando conforme o esperado antes que você reserve um tempo para revisá-lo: qualidade, eficiência, transparência.

Nosso kit de ferramentas

Nossos três pilares entram em jogo em nossas escolhas de ferramentas também.

Somos especialistas quando se trata de React Native, Kotlin e Swift para desenvolvimento mobile e ReactJS, Python e NodeJS para web e back-end. Temos sido consistentes com nossa stack de tecnologia nos últimos 8+ anos, porque confiamos em sua capacidade de fornecer resultados de alta qualidade.

Ferramentas que capacitam a colaboração também são cruciais para nosso fluxo de trabalho. O código do seu aplicativo será versionado usando nosso fluxo de trabalho git padrão, permitindo revisões de pares em cada solicitação pull do Github. Um pipeline de CI/CD é usado para verificar automaticamente o que foi enviado em relação aos melhores padrões de código (linting, testes automatizados, etc.) e usaremos implantações automáticas em eventos específicos, tornando mais fácil compartilhar atualizações.

Nosso conselho para empresas que se preparam para o Desenvolvimento

Moldamos e aprimoramos nosso processo de desenvolvimento de aplicativos ao longo de anos de iteração e percepções. Aproveitar essa experiência é apenas uma das razões pelas quais os clientes escolhem trabalhar conosco – e vamos compartilhar nossos três conselhos mais importantes a seguir.

Veja como obter o máximo do seu processo de desenvolvimento com a Cheesecake Labs:

Comece a pensar em seu produto em termos de valor (não em funcionalidades

As funcionalidades são o que constituem um aplicativo, mas o valor é o que o torna um sucesso. Ser centrado no usuário em sua abordagem de Definição, Design e Desenvolvimento de Produto é o indicador mais forte de que seu aplicativo terá um bom desempenho quando chegar ao mercado. Você pode ter um conjunto legal de funcionalidades nunca vistos antes, mas se eles não atenderem a uma necessidade do usuário, eles terão dificuldade em ganhar força.

Vamos desafiá-lo a avaliar suas funcionalidades não apenas pela facilidade, tempo ou custo de construção, mas por quais são essenciais para atender às necessidades do usuário e quais são úteis. Vamos abordar os itens essenciais primeiro e, em seguida, passar para o resto. Durante nossas reuniões semanais com você, podemos até decidir, juntos, lançar seu aplicativo apenas com as funcionalidades obrigatórias (um produto mínimo viável), se isso for mais valioso a longo prazo.

Forneça feedback rápido e seja um participante ativo

Compartilhamos atualizações para revisão conforme e quando estiverem prontas – em vez de apenas quando grandes marcos forem atingidos. Dessa forma, podemos todos trabalhar juntos para conseguir mais em menos tempo.

Para que essa abordagem funcione, no entanto, precisamos que você responda às atualizações rapidamente e compartilhe suas ideias sinceras. Rodadas de feedback rápidas resultam em melhorias rápidas – o trabalho ainda está fresco na mente do time de desenvolvimento e a funcionalidade teve impacto limitado na base de código também.

Também contamos com você para trazer toda a sua inteligência de negócios para a mesa e possuir esse domínio. Você pode confiar que seremos responsáveis ​​pela tecnologia; confiamos em você para representar sua marca.

Lançar e aprender

Nós tocamos nisso acima, mas vale a pena mencionar novamente: não há nada a ganhar com o ajuste incremental do código por semanas e semanas sem entrar no ar. Em vez disso, vamos enviar e receber feedback dos usuários e do mercado. Lance cedo e aprenda com frequência.

Mesmo que você não tenha 100% de certeza do que deseja, vamos todos concordar em apresentar uma ideia, desenvolvê-la, testá-la, validá-la e alterá-la conforme necessário. Qualquer outra abordagem simplesmente leva à queima de orçamento e de tempo – uma contradição completa com nossas melhores práticas de trabalho.

Qualidade, eficiência, transparência – esse é o jeito da Cheesecake Labs

Temos muito orgulho dos produtos digitais que colocamos no mercado. E abordamos cada processo de desenvolvimento com a mesma tenacidade e direção, seja você um cliente totalmente novo ou já tenhamos passado pelo Desenvolvimento Completo de Produto juntos.

Para saber mais sobre como a Cheesecake Labs pode tornar seu aplicativo mobile ou web uma realidade, envie-nos uma mensagem hoje.

Sobre o autor.

Bernardo Smaniotto
Bernardo Smaniotto

Largou sua vida nômade pra construir bons aplicativos. Se sente bem em todas as frentes de desenvolvimento, apesar de ultimamente ter se focado no front-side of the moon.