Construindo um aplicativo com a Cheesecake Labs: Fase #2 Design do produto

Product Design for Building an App

Na Cheesecake Labs, criamos uma metodologia de quatro fases para o desenvolvimento de aplicativos de sucesso: definição do produto, design do produto, desenvolvimento do produto e otimização do produto.

A utilização desse processo garante que um aplicativo atenda – e muitas vezes supere – as expectativas de nossos clientes, seus stakeholders e, o mais importante, dos usuários finais.

Na primeira parte desta série de conteúdos, explicamos como nossa primeira fase – Definição do Produto – ajuda a preparar o terreno para um design e desenvolvimento bem-sucedidos. Agora é hora de olhar para a Fase # 2: Design do produto.

Neste guia, explicaremos como a equipe da Cheesecake Labs aborda o design de interface do usuário e UX do aplicativo – e por que essa abordagem única agrega valor real ao seu negócio.

Construíndo experiências digitais encantadoras para seus usuários

A fase 2 é onde as peças da sua ideia realmente começam a se encaixar. Até agora, a visão de seu aplicativo tem sido principalmente conceitual – todas as evidências estão lá para dizer que provavelmente funcionará no mercado, mas você não necessariamente sabe como será a experiencia real do usuário, tanto visualmente quanto prática.

Ao final desta fase, você terá uma compreensão clara de como será a aparência do seu aplicativo, quanto custará para ser construído, quanto tempo o processo de desenvolvimento deve levar e – o que é crucial – como os usuários irão interagir com ele.

Seus usuários são nosso foco principal durante a etapa de design. Um aplicativo tecnicamente excelente, mas que não traz valor para o usuário, é só isso e nada mais. Não tem propósito. Para que um aplicativo mobile seja um case de sucesso, os usuários precisam amá-lo e querer se envolver com ele. É isso que pretendemos alcançar nesta fase da jornada.

É importante destacar que você não precisa passar pela fase de Definição de nossa metodologia de quatro fases para ir direto para a etapa de Design. Nós o recomendamos, mas não é essencial. Talvez seu pensamento estratégico já esteja bem avançado e você já entendeu a fundo o seu usuário para ser capaz de construir uma experiência digital incrível – estamos felizes em começar de onde você parou ou atualizá-lo e preencher as lacunas.

No final do dia, tudo se resume a mitigar riscos e agregar valor. Mesmo se você estiver começando na etapa de Design, trabalharemos duro para testar a resistência de sua ideia de aplicativo ao longo do processo – nossa equipe de QA estará disponível para avaliar a tecnologia e nossos desenvolvedores serão informados e prontos para assumir as rédeas.

E digamos que você decida trabalhar internamente com sua própria equipe de desenvolvimento ou contratar uma agência diferente para a construção do app, ainda assim estaremos disponíveis para fornecer instruções e ajuda para os problemas, para garantir uma transição perfeita e um resultado bem-sucedido para todos.

O que acontece durante a fase de design da Cheesecake Labs?

Cada projeto e cada cliente têm necessidades únicas. Podemos ser chamados de Cheesecake Labs, mas não trabalhamos com receitas de bolos. E é por isso que sempre nos concentramos no que você precisa – não no que nosso último cliente queria.

Nossa preferência é trabalhar lado a lado com nossos clientes; conversar com frequência no Slack e hospedar reuniões semanais importantes para compartilhar o progresso, verificar o direcionamento e reafirmar que o aplicativo está funcionando para seu público-alvo. A colaboração não é apenas parte do nosso processo; é o nosso processo.

É por isso que a primeira coisa que fazemos durante a fase de design é colocar todos na mesma página. Talvez já tenhamos trabalhado juntos na Definição do Produto e simplesmente precisemos recapitular. Ou talvez haja um alinhamento mais significativo que precisa ocorrer. De qualquer forma, vamos começar (re) perguntando:

O que estamos aqui para construir, para quem estamos construindo e por que estamos construíndo?

Essa visão holística e não filtrada do produto nos ajudará a validar as ideias e prepará-las para a prototipagem.

Produzindo wireframes

Você pode já possuir alguns wireframes, mas agora é a hora de verificar como cada tela de seu aplicativo mobile será estruturada. Os layouts de baixa fidelidade serão projetados com a UX ideal em mente – as cores, imagens e texto serão todos discutidos, mas vamos nos comprometer em oferecer uma experiência do usuário encantadora que os ajude a completar suas tarefas com eficiência e prazer.

Estamos falando de uma interação ou experiência radicalmente nova para esses usuários? Então, podemos usar nossos protótipos clicáveis ​​para conduzir uma rodada de testes iniciais, se necessário. Ao pedir que os usuários em potencial percorram os modelos realizando “tarefas” ou “trabalhos” no aplicativo, identificamos rapidamente oportunidades para reduzir a confusão. Melhor agora do que quando seu aplicativo chegar ao mercado.

Este também é um ótimo momento para apresentar o projeto à nossa equipe de controle de qualidade (QA) e nosso Tech Lead. O QA pode detectar funcionalidades potencialmente problemáticas, enquanto nosso Tech Lead dedicado destacará qualquer coisa que pareça boa demais para ser verdade. Validar a tecnologia desde o início – no design e não apenas no desenvolvimento – significa que sabemos que a construção é tecnologicamente viável. Isso também economiza tempo durante a fase de desenvolvimento, pois a equipe de QA terá contexto e já sabe o que é necessário testar e o que se espera da experiência do usuário.

Os layouts começam a tomar forma

Em seguida, nossos designers começarão a adicionar cor e substância. Para muitos clientes, é quando as coisas realmente começam a ficar emocionantes, à medida que o aplicativo ganha vida bem na frente de seus olhos.

Para que possamos trabalhar com eficiência, a equipe de designers criarão elementos em um Design System e os replicará no aplicativo. O seu design system é um resultado da soma de sua marca e os requisitos da aplicação, criando assim uma coleção de componentes reutilizáveis que refletem a identidade do produto. Esses elementos podem ser montados de várias maneiras para se adequar a cada tela, mantendo a consistência e respeitando a linguagem visual da sua marca.

Podemos até começar a discutir micro interações, animações e quaisquer outros extras de que seu aplicativo precisa. Nossa intenção neste estágio é criar um plano completo de tudo que seu aplicativo deve ter para ser um sucesso com seu público.

Invista em Design e o resto se cuida

Ao final da fase de design, você terá uma representação de seu aplicativo, o mais próximo possível da realidade, e sem exigir uma única linha de código. A próxima etapa é levá-lo para o desenvolvimento.

Como nossa equipe de desenvolvimento especializada terá acompanhado a jornada da ideia de seu aplicativo até agora, eles estão preparados e prontos para fornecer uma transição perfeita do design para o desenvolvimento.

Os resultados desta fase de design podem variar, dependendo das necessidades do seu projeto, mas eles desempenham um papel crucial na definição de um briefing claro para os desenvolvedores começarem, assim que você lhes der luz verde.

As entregas do Design do Produto podem incluir:

  • Um protótipo clicável, usado para mostrar toda a experiência do usuário e interface do aplicativo (UX e UI)
  • Um Design System completo com ativos prontos para uso e componentes de UI
  • Qualquer outra documentação que irá preparar a equipe de desenvolvimento (concorrentes e referências, personas do usuário, notas de reunião, etc.)

Com todos esses recursos, a equipe de Desenvolvimento possui tudo de que precisa para começar a trabalhar.

Eles já terão ajudado a validar a tecnologia, então não deve haver nenhuma surpresa (para você ou para eles). E seu gerente de projeto continuará acompanhando tudo até que o aplicativo esteja concluído e em suas mãos; pense neles como seu representante de sucesso, direcionando prazos, gerenciando orçamento e garantindo o alinhamento geral.

A metodologia totalmente colaborativa de 4 fases da Cheesecake Labs foi experimentada e testada nos últimos 8 anos com um alto nível de sucesso. Outras agências podem ser ansiosas para começar a programar, mas nós não. Aprendemos que as coisas dão mais certo quando tudo é bem pensado.

Se você também compartilha dessa crença, entre em contato com nossa equipe hoje.

Sobre o autor.

Guilherme Hayashi
Guilherme Hayashi

Guilherme Hayashi tem mais de uma década de experiência na construção de produtos digitais sempre colocando as pessoas no centro do produto e do processo.