Retrospectiva 2020 das Novidades da Apple

Como uma empresa reconhecida como desenvolvedora líder em iOS, neste início de 2021, queremos ter certeza de que você tem todas as informações ao seu alcance sobre as várias atualizações que a Apple fez ao longo de 2020. Essas melhorias podem ser valiosas para o seu negócio ou prejudiciais, se você não estiver aprimorando os seus aplicativos.

Ao longo da leitura das novidades, lembre-se de que a Cheesecake Labs tem o prazer de fornecer uma consultoria gratuita sobre como essas atualizações podem trazer vantagens para sua empresa, oferecendo uma experiência ainda melhor para seus usuários.

Estes são os principais pontos que revelam atualizações significativas para os sistemas operacionais iPhone, iPad e Mac, bem como atualizações para outros produtos da Apple.

Nova tela inicial com biblioteca de aplicativos

Apple Announcements Widgets Home Screen App Library

A novidade

O iOS 14 oferecerá um novo espaço no final das páginas da tela inicial que organiza automaticamente todos os aplicativos em uma visualização simples e fácil de navegar. Ao instalar um aplicativo, os usuários também podem escolher se ele deve aparecer na tela inicial ou permanecer apenas na Biblioteca de Apps.

Impacto nos negócios

Embora a Biblioteca de Apps possa ajudar os usuários a organizar e encontrar seus aplicativos, seu aplicativo pode ser facilmente esquecido. Portanto, pode ser necessário explorar como agregar valor aos usuários oferecendo um widget, mantendo seu aplicativo facilmente acessível e visível.

 

Maior visibilidade de aplicativos com widgets

Apple Announcements Widgets Home Screen App Library

A novidade

Um Widget é uma representação pequena e visível de um aplicativo, com um link direto para levar os usuários a uma tela específica no aplicativo. Eles agora se tornarão mais acessíveis, pois os usuários poderão arrastá-los para fora da Today View e para a tela inicial.

Impacto nos negócios

Com dezenas de aplicativos instalados, seu aplicativo pode se perder facilmente na tela inicial ou na Biblioteca de Apps. O Android oferece widgets na tela inicial há mais de uma década, e esta é a oportunidade de aumentar a visibilidade do seu aplicativo para iPhone, por meio de uma posição de destaque na tela inicial, e oferecendo um atalho para a funcionalidade mais relevante do seu aplicativo, o que acabará aumentando o engajamento dos usuários.

 

Descobrindo novos aplicativos com App Clips

Apple Announcements App Clips

A novidade

Os App Clips são miniaplicativos que não exigem download – semelhantes ao Instant App do Android. Eles suportam o Apple Sign In e Apple Pay para oferecer um checkout incrivelmente rápido e podem ser descobertos e iniciados de diferentes maneiras, inclusive através de tags NFC ou QR codes.

Impacto nos negócios

Com o App Clips, você pode reduzir drasticamente a fricção envolvida na descoberta e instalação de um aplicativo. É uma estratégia revolucionária para aumentar as conversões, obter novos downloads e estimular o engajamento a longo prazo.

 

Atualizações de privacidade e rastreamento de dados

Apple Privacy updates and data tracking

A novidade

Com o lançamento do iOS 14, os usuários ficarão mais conscientes sobre quando os aplicativos estão acessando suas informações pessoais, incluindo localização, câmera e gravação de áudio. Os prompts de divulgação de privacidade serão exibidos aos usuários quando os dados vinculados à sua identidade forem rastreados ou os dados para rastreá-los em aplicativos e sites forem coletados.

Impacto nos negócios

É relevante ser cuidadoso na definição dos requisitos de rastreamento de dados durante o design do seu aplicativo e explicar aos usuários por que determinadas informações estão sendo coletadas ou permissões específicas estão sendo solicitadas. Se não houver um valor claro para a experiência do usuário, é preferível usar uma estratégia diferente e não rastrear esses dados.

 

Nova interface Siri multimodal

New apple multimodal Siri interface

A novidade

Em vez de levar o usuário para uma tela diferente, a nova UI da Siri mostrará apenas um ícone na parte inferior da tela existente. Um comportamento semelhante acontecerá com as chamadas recebidas, que simplesmente se parecerão com uma notificação push, permitindo que o usuário continue trabalhando na tarefa anterior.

Impacto nos negócios

Já que a Apple está melhorando a experiência da interface de voz, você deve considerar estender a compatibilidade do seu aplicativo com atalhos integrados para explorar a integração automática com o Siri.

 

Novos Macs com Apple Silicon

A novidade

A Apple deixou de usar os processadores Intel, o que significa que os aplicativos para iOS e iPad serão executados fora da caixa nos novos Macs baseados em Apple-Silicon. Você pode cancelar a distribuição de MacOs se desejar.

Impacto nos negócios

Graças a essa mudança significativa de hardware,será possível expandir o público de seu aplicativo com algum esforço adicional de QA (Quality Assurance). Porém, é importante tomar cuidado com a usabilidade do aplicativo em diferentes dispositivos – iPhone, iPad e Mac – bem como com os requisitos de hardware para alguns recursos, como AR.

 

Apple Watch Series 6 e SE

A novidade

A Apple anunciou o Watch Series 6, que inclui um novo sensor para medir o nível de oxigênio no sangue do usuário, entre outras melhorias em relação às versões anteriores. Também lançou uma versão mais barata, chamada Apple Watch SE.

Impacto nos negócios

A disponibilidade da versão SE pode aumentar o número de usuários no Apple Watch, então será necessário considerar o suporte à funcionalidade principal do seu aplicativo neste dispositivo, como no caso do nosso cliente Lockitron. Além disso, os aplicativos relacionados a condicionamento físico poderão explorar novas maneiras de agregar valor aos usuários, usando as novas medições de oxigênio no sangue.

 

Apple Fitness+

Apple Fitness+ announcements

A novidade

A Apple revelou uma nova experiência de fitness, disponível no iPhone, iPad e Apple TV e com tecnologia Apple Watch, com uma variedade de treinos dos melhores treinadores do mundo – e por apenas US$9,99/mês.

Impacto nos negócios

O serviço Apple Fitness+ incluirá conteúdo de treino que competirá com produtos digitais como PEAR, Peloton e MIRROR. Se você tem um aplicativo de fitness ou saúde, é relevante analisar sua proposta de valor e entender se a Apple deve ser considerada como uma nova concorrente.

 

iPad Air and iPad 8

A novidade

A Apple apresentou o iPad de oitava geração, com o poderoso chip A12 Bionic que traz o Motor Neural para o iPad de entrada pela primeira vez.

Impacto nos negócios

O desempenho de aplicativos para iPad que usam recursos de machine learning, como oclusão de pessoas e rastreamento de movimento em realidade aumentada (AR), será muito melhor.

 

Apple One

Apple One announcements

A novidade

Resumidamente, a Apple está oferecendo um novo pacote de serviços que compete com Netflix, Spotify, Google Drive e Xbox Game Pass – tudo em um pacote, por apenas US$14,95/mês.

Impacto nos negócios

O impacto comercial desse pacote de serviços é o aumento da competição por serviços de streaming, música, armazenamento em nuvem e jogos por assinatura.

 

HomePod Mini

HomePod Mini apple annoucements

A novidade

A Apple lançou um pequeno e inteligente alto-falante doméstico e um controle doméstico inteligente alimentado pela Siri, por um preço mais acessível do que o HomePod existente. Possui intercomunicação, par estéreo, experiência personalizada com base no reconhecimento de voz do usuário, e outros recursos existentes no Amazon Echo há 2 anos.

Impacto nos negócios

Com as pessoas passando mais tempo em casa por causa do COVID e a crescente acessibilidade dos controles residenciais inteligentes, a adoção dessa tecnologia pelos usuários pode aumentar e mais casas devem ser conectadas. Você deve explorar o potencial de estender as funcionalidades de seu aplicativo para oferecer uma experiência mais personalizada e conectada em diferentes dispositivos, bem como integração com Siri.

 

iPhone 12

A novidade

Além do desempenho normal do chip, dos recursos da câmera e das atualizações de design, o novo iPhone suporta 5G e a versão Pro Max possui um scanner LiDAR para RA mais realista.

Impacto nos negócios

Os usuários com iPhone 12 Max esperam que os aplicativos lhes permitam explorar experiências de RA muito melhores. Além disso, sua empresa deve considerar como fornecer uma experiência 5G para seus usuários, intensificando o uso da nuvem, explorando mais dispositivos conectados e novas soluções para streaming e entretenimento. Por outro lado, lembre-se de que seu público-alvo pode não ter acesso ao 5G ainda, e que cenários de baixa conectividade ainda precisam ser considerados ao projetar e construir a melhor experiência de seu aplicativo.

 

Apple Iphone Best App Developers

Se sua empresa não evoluir, é altamente provável que a sua concorrência evolua, portanto, essas atualizações não podem ser ignoradas.

Como uma empresa líder em desenvolvimento de iOS, de acordo com a Clutch, teremos o prazer em fornecer uma consultoria gratuita e avaliação do seu aplicativo iOS, para entender como aproveitar melhor essas atualizações da Apple.

Você pode entrar em contato com a Cheesecake Labs usando este link. Alguém responderá sua demanda em até um dia útil.

Desejo a você um 2021 repleto de saúde e prosperidade!

 

Referências:
Apple’s WWDC 2020 Keynote
Apple’s September 2020 product announcements
Apple’s October 2020 hardware announcements

Sobre o autor.

Marcelo Gracietti
Marcelo Gracietti

Largou as plataformas de petróleo para se juntar a grandes amigos em sua incrível missão, explorando suas habilidades de desenvolvedor/empreendedor. Adora viajar e faz uma lasanha melhor que a de sua avó.